A equipa B do Varzim terminou o seu percurso na época 16/17, garantindo a manutenção no Campeonato d’ Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto. No jogo da última jornada, disputado no Complexo Desportivo do Bougadense, os Lobos do Mar venceram o Leça por 2-1.
O Varzim B ficou classificado no terceiro lugar da série 1.
O treinador Tiago Pinheiro faz um balanço positivo da época.
“Sentimos, enquanto equipa técnica, o dever cumprido com aquilo que foi o projeto apresentado e definido. Num ano onde a construção da equipa foi de base, conseguimos criar uma equipa competitiva e dentro daquilo que foi os parâmetros definidos conseguimos fazer crescer jogadores, que depois integraram a equipa A”.
O técnico varzinista elogia a qualidade da equipa. “Apesar de os resultados não serem o mais importante, ao longo das diferentes jornadas, conseguimos ter boas exibições, bem como bons padrões de desempenho e isso reflectiu-se na classificação geral da primeira fase, onde ficamos a 4 pontos de ir disputar a fase de subida”.
Relativamente ao percurso na Fase de Manutenção, Tiago Pinheiro reconhece que a equipa sentiu mais dificuldades, mas destaca os factores positivos: “Conseguimos que alguns dos jogadores se potenciassem e ainda alcançamos um terceiro lugar nesta fase, o que faz com que sintamos um orgulho enorme no trabalho desenvolvido. O mérito é de todos os jogadores que, ao longo da época, tiveram intervenção directa naquilo que foi o processo de treino e jogo”.
