O Varzim B regressou às vitórias na jornada vinte do Campeonato d’Elite Pro Nacional, diante do Infesta. O resultado final, 1-3, expressa a supremacia da nossa equipa, diante de um adversário ainda mais faminto de pontos e que, dada a sua posição na tabela classificativa e a desfrutar do factor “casa”, tudo fez para dificultar a tarefa dos nossos Lobos do Mar neste duelo.
O jogo teve competitividade e emoção, sobretudo, na segunda parte para a qual estavam reservados os golos.
A primeira parte foi equilibrada, com duelos intensos e a melhor oportunidade de golo para a nossa equipa pertenceu a Rafa que, aos 19 minutos, rematou forte, obrigando o guarda-redes do Infesta a aplicar-se e a defender para canto.
Ainda antes do intervalo, Francisco Tobias viu-se obrigado a fazer a primeira substituição, com Ronny a sair lesionado, depois de uma entrada por trás e sem bola do adversário. O jovem Lamba foi, então, chamado a jogo para assumir o lado esquerdo da defesa.
O nulo no marcador manteve-se até ao intervalo e, no segundo tempo, a nossa equipa entrou ainda mais determinada em fazer a diferença. E tudo começou aos 66 minutos, depois de um bom lance da nossa equipa. Lamba cruzou para a área, Rafa nas alturas e ao segundo poste, cabeceou forte e Pablo, oportuno, assegurou o tento com o desvio para o fundo das redes (0-1).
A equipa da casa reagiu e, aos 78′, num contra-ataque fez o empate (1-1).
O momento levou o treinador varzinista a fazer mudanças na equipa logo de imediato, ajustando a sua ideia de jogo com a entrada de Igor e Diegues (saiu Kinas e Edu).
Aos 85 minutos, o Varzim estava de novo em vantagem no marcador e na sequência de mais uma grande jogada da nossa equipa. Ramalho, na esquerda, cruzou para a área, a defesa do Infesta tentou afastar o perigo, mas a bola sobrou para Pablo que “escreveu” um dos melhores momentos deste encontro. O médio brasileiro, junto à linha de fundo, esperou pelo adversário para, com uma “cueca”, limpar o caminho e servir Ramalho, no lado oposto, que dominou e fez o passe para Cardoso. O defesa central, na pequena área, não desperdiçou a oportunidade e fez o 1-2.
O Infesta passou a jogar mais com o coração do que com a razão e o Varzim, mais tranquilo e motivado, foi gerindo a vantagem mas mantendo a ambição de um resultado mais amplo.
Aos 90 minutos, a equipa da casa ficou reduzida a dez unidades, depois de Mário ter visto o segundo amarelo na partida.
E foi, já nos descontos, que os nossos Lobos do Mar chegaram ao terceiro golo. Isaque na direita assistiu Igor que, no coração da área, rematou – de primeira, para o fundo das redes, carimbando o 1-3 final.
Três pontos importantes para o Varzim na luta pela manutenção, estando agora no 13.º lugar com 19 pontos. Na próxima jornada, recebe o Nogueirense, 5.º classificado da série 1.
Varzim SC – B
Martin, Miranda, Gonçalo, Cardoso e Ronny; Kinas, Pablo e Ramalho; Edu, Tomás Vaz e Rafa.
Jogaram ainda: Lamba, Igor, Diegues, Isaque e Zé Carlos.
Treinador: Francisco Tobias
Texto e Fotografia | Sílvia Nunes
