O Casino da Póvoa acolheu, na noite da passada terça-feira, o Jantar de Angariação de Fundos, promovido pelo Varzim Sport Club e com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa, que reuniu um vasto leque de empresários do concelho da Póvoa e de cidades vizinhas.
Numa noite especial, marcada pela passagem da equipa aos Quartos-de-final da Taça de Portugal e animada pelo comediante João Seabra, a mensagem que imperou foi de confiança e de compromisso.
Edgar Pinho, no discurso que dirigiu aos seus convidados, começou por evidenciar o espírito de união que se vive no seio varzinista e o respeito recuperado pelo Clube nestes dois meses da sua vigência, que se traduz num número significativo de novos sócios (313).
Com os olhos postos no futuro e tendo por base o panorama actual, o presidente do Varzim falou sobre a importância de investir nas obras, quer do Estádio, quer da Academia, por forma a viabilizar a aposta na Formação e nos activos do Clube e combater os desequilíbrios financeiros que têm condicionado, ano após ano, o dia-a-dia da nossa instituição.
O momento serviu também para Edgar Pinho dar a boa nova de que foi conseguido um acordo de pagamento faseado da dívida à FAMENC, no âmbito do processo “Estádio”. Dirigindo-se, particularmente, ao representante do Grupo ELEVO, Gilberto Rodrigues, também presente no jantar, com palavras de confiança: “A gente da Póvoa honra compromissos”.
Edgar Pinho terminou o seu discurso com palavras simples mas sentidas: “Somos um grupo impreparado, mas que, com um amor dedicado, com o nosso trabalho, com a nossa experiência e os desaires que todos nós também já sofremos e ultrapassamos, vamos gerir este Clube para o colocar no patamar que merece e lhe devolver toda a credibilidade e confiança”.
No mesmo registo, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, subiu ao palco para a sua habitual mensagem, começando por destacar a imagem gratificante da sala. O número de pessoas presentes é uma prova inequívoca de que o Varzim está a recuperar a credibilidade e a confiança, assistindo-se ao regresso de muitas pessoas que estavam afastadas há alguns anos.
O edil teceu elogios ao trabalho que Edgar Pinho e a sua Direcção está a desenvolver. “Ninguém faz milagres em dois meses, mas o que eu sei é que o trabalho está a ser feito com passos consistentes e a pensar no futuro. (…) Este conjunto de homens e mulheres (direcção), liderado pelo Edgar Pinho pegou neste projecto, em circunstâncias particularmente difíceis e vivem o Varzim, de manhã à noite, para continuar a honrar o nome daqueles que fizeram com que o clube chegasse até aqui hoje”.
E nesse sentido, apelou ao compromisso de toda a Póvoa no projecto do Varzim. “Não existe Póvoa sem Varzim. Indiscutivelmente, o Varzim é o clube mais representativo e distinto do nosso Concelho e, por isso, cada um nós, na medida das suas possibilidades tem que dar o seu contributo. O Varzim é da Póvoa inteira”.
Os resultados desportivos não foram esquecidos. “É muito agradável olharmos para a tabela classificativa e ver o Varzim no 3.º lugar, ver que hoje com muito sacrifício passamos aos quartos de final da Taça, mas também, olhar para a realidade, e dizer: «não ganhamos nada». É necessário termos os pés bem assentes na terra. Ainda estamos muito longe daquilo que precisamos. (…) Pede-se compreensão e tolerância porque o que está a ser feito é a única coisa que pode ser feita: voltar a trazer o clube para o seu prestígio e credibilidade”.
Texto Sílvia Nunes | © José Alberto Nogueira
