Formação

“Estão reunidas todas as condições para que se realize um bom torneio”

O Departamento de Formação do Varzim prepara-se para o relançamento do prestigiado Torneio de Futebol Júnior “ALA-ARRIBA” que acontece já, este fim-de-semana, no Estádio Municipal da Póvoa.
Miguel Campos, coordenador do departamento, fala-nos sobre a realização e a organização do Torneio e faz o ponto de situação actual do plantel de Juniores que é, agora, orientado por Lito Milhazes.

Como surgiu a ideia de reactivar o Torneio ALA ARRIBA?

Falando com os directores da Formação dos vários escalões. Eles diziam que era um Torneio mítico. Eu também o sabia porque, quem anda na Formação, sabe que este Torneio é uma das grandes referências do escalão de Sub 19. Estava inactivo desde 2009 e decidimos, agora, reactiva-lo porque, quer para a Formação, quer para a equipa de Sub 19, é fundamental termos este período de pré-competição. Também sabemos que, para a cidade e, acima de tudo, para o Clube, é importante reactivar este tipo de iniciativas.

Trata-se de um Torneio muito prestigiado e que sempre primou pela participação de clubes de renome nacional. Houve essa preocupação nesta edição?

Sim. Nós tentamos manter o nível. Este é o primeiro ano, após a paragem do Torneio, e tentamos manter o nível. Vamos ter o Guimarães, que é uma das melhores escolas de formação do país, o Gil Vicente, o Leixões e o Varzim. São quatro equipas que vão competir na 1.ª divisão do campeonato nacional de Sub 19, portanto, acho que o nível vai ser bastante elevado. Todas as equipas participantes já tiveram excelentes resultados neste Torneio. A maior parte delas já venceu o Torneio. Nesta edição de relançamento, queremos que o Torneio tenha bastante afluência e, desde já, faço um apelo aos sócios e simpatizantes do Clube que possam ir ao Estádio Municipal porque de certeza que vão ver 4 jogos de enorme qualidade.

A escolha do Estádio foi condicionada pelo facto do relvado do Clube se encontrar em tratamento?

Sim. Nós pretendíamos que, pelo menos, no 2.º dia, os jogos tivessem lugar no estádio do Clube, mas como o relvado está em tratamento, o Torneio terá que realizar-se todo no Estádio Municipal. As pessoas têm que se deslocar mais um bocadinho mas também o Campeonato de Juniores será disputado lá. O Estádio Municipal tem excelentes condições, é relva natural, portanto, estão reunidas todas as condições para que se realize um bom torneio.

A entrada é paga?

Os sócios do Varzim terão entrada gratuita. O público em geral terá que pagar um bilhete simbólico com o preço de 2,00 €, porque como se sabe o torneio tem custos, relativos à arbitragem, ao policiamento e à própria logística do Torneio e essa é uma forma de fazermos alguma receita para fazer face a essas despesas. Aqui devo agradecer à Câmara Municipal da Póvoa que nos cedeu as instalações e todo o apoio que necessitámos e sem o qual seria impossível a realização e a organização do torneio.

O Torneio ALA-ARRIBA marca a fase inicial dos jogos de preparação para a equipa de Juniores?

A equipa de Juniores já está a treinar há cerca de 2 semanas. Foi a primeira equipa da Formação e, inclusivamente, o primeiro escalão do Clube, a começar a trabalhar. Tem-se registado algumas entradas porque a equipa precisava para ficar mais competitiva e é isso que o mister Lito tem feito nestas duas semanas. Antes do Torneio, vamos ter um jogo contra a equipa sénior do Cerveira. Este é um escalão muito competitivo e o Varzim está no patamar mais elevado dos Sub 19, a exigência é elevada e a organização deste torneio vai também permitir termos noção das condições em que a equipa se encontra, perceber se é necessário ou não melhorarmos o plantel.

Pode falar um pouco mais sobre o plantel dos Juniores no presente?

O plantel dos Juniores tem apenas 6 jogadores da época passada. É um plantel muito jovem, tem jogadores que ainda são Sub 18, porque como não temos equipa dessa faixa etária, a maior parte dos Juvenis vão passar para a equipa de Sub 19. Entraram alguns atletas que estavam referenciados para acrescentar algum valor e qualidade à equipa. Ainda estão muitos atletas a treinar à experiência. O que nós queremos é reunir um conjunto de 30 atletas que possibilitem a realização de um campeonato o mais tranquilo possível, sabendo sempre que a maior parte das outras equipas tem outro tipo de condições, sobretudo, ao nível de scouting que lhe possibilita trazer atletas de outros pontos do país. Nós não temos essa possibilidade mas estamos a fazer um trabalho para que, como já disse, façamos um campeonato o mais tranquilo possível.

Comentários

The Latest

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Todos os Direitos Reservados © 2014 - Desenvolvido por Miguel Moleiro

Topo