Formação

E.F. Os Tarrotes: Novo coordenador quer mais qualidade e competência

A Escola de Futebol do Varzim – Os Tarrotes dará início a mais uma época desportiva no próximo mês e com uma estrutura totalmente renovada.  Paulo Araújo, 26 anos, professor com mestrado em ensino de educação física pela FADEUP e treinador adjunto da equipa de Juvenis – Sub 17, é o novo coordenador da Escola.
Nesta entrevista concedida ao site oficial do Varzim, Paulo Araújo revela as ideias que pretende implementar e os objectivos que delineou para este projecto, e que passam, acima de tudo, por aumentar os níveis de qualidade e de competência e primar pela dignidade e pelo respeito do nome da Escola.

– Como surgiu o convite para este novo desafio?
Eu já trabalho no Varzim, nos escalões da formação de competição, desde há dois anos a esta parte. As pessoas que estão no Clube conhecem o meu trabalho e, no início desta época desportiva, surgiu o convite para integrar a coordenação d’Os Tarrotes. Tendo a escola um potencial grande de ensino de miúdos, aceitei o convite com muito agrado. A ideia será transmitir alguma competência, qualidade e uma imagem de dignidade e de respeito pelo nome da Escola de Futebol do Varzim, proporcionando aos alunos uma qualidade de ensino, neste caso, na modalidade de Futebol, muito boa.

– O modo de funcionamento da Escola vai sofrer alterações?
Em relação ao funcionamento da Escola, antes demais, devo fazer uma ressalva de mérito à coordenação do prof. Francisco Tobias que fez um trabalho muito bom. Eu pretendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido por ele, mas com o cunho próprio daquilo que eu pretendo.
Relativamente aos treinos, haverá dois por semana e, mediante o número de alunos, poderá justificar-se um terceiro treino, mas sempre com condições agradáveis para as crianças. Com isto pretendo dizer que não vamos realizar nenhuma aula em campo pelado e vamos tentar que todas as aulas tenham lugar no Estádio do Varzim ou no Complexo Desportivo Municipal.
Para além disso, todos os professores da Escola de Futebol serão licenciados em educação física e professores de educação física. Esse é o caminho a seguir para que o crescimento das crianças seja acompanhado por pessoas da área do ensino, capazes não só de ensinar mas também de passar valores familiares, de crescimento pessoal, de amizade, ou seja, de tudo o que as crianças necessitam nestas idades.
Queremos também promover uma imagem positiva da Escola, através dos treinos. Todos os meninos terão que estar equipados e as aulas vão decorrer em instalações dignas.
E vamos mostrar que o Varzim funciona dentro da sua casa mas, quando existirem oportunidades, participaremos em torneios de outros clubes e se for possível, queremos chegar a uma liga de escolas de futebol aqui, na zona do Porto, e participar nela.
Para além disso, vamos trabalhar no sentido de organizarmos torneios de grande envergadura para promover e divulgar a nossa escola.

– Vai, portanto, haver uma aposta maior na vertente competitiva?
Exacto. Uma das coisas que eu tinha a apontar à Escola era que a sua actividade cingia-se muito ao estádio do clube e tinha pouca projecção. Eu pretendo que a escola participe em torneios de outros clubes para que possamos mostrar o nosso trabalho e levar o nome do Varzim a outras cidades e, além disso, organizar torneios (não apenas convívios ou jogos com outras escolas da Póvoa) que chamem grandes referências da Formação como o Braga, o Vitória, o Gil Vicente, Benfica e Sporting.

– Em relação aos professores, é possível um aluno de educação física realizar estágio na Escola?
A ideia é ter, nos diferentes escalões da escola, um professor formado, já com o curso na mão e que pretenda pôr em prática os conhecimentos que adquiriu na faculdade. Ao mesmo tempo, o Varzim não fecha as portas a estudantes da área do desporto, que estejam a licenciar-se ou a tirar o mestrado em ensino, nas faculdades aqui da região. Se alguém pretender integrar a nossa escola e potencializar as suas capacidades naquilo em que se está a formar, o Clube tem a porta aberta para esses estagiários. Vemos esta medida, como uma forma de aumentar a qualidade de treino, tendo sempre uma ou duas pessoas por escalão.

– A Escola terminou a época passada com cerca de 70 alunos inscritos. É um número muito significativo.
A escola do Varzim sempre teve um número elevado de alunos e isso é um motivo de orgulho, mas é também uma grande responsabilidade, porque se a Escola tiver 50 ou 70 alunos, todos eles terão o direito de ter gente responsável e com qualidade para os ensinar.

– Qual a mensagem que entendes ser importante fazer chegar aos encarregados de educação?
Os encarregados de educação são um elemento fundamental na escola. Nós queremos chegar a eles e fazer-lhes perceber que a Escola voltou ao rumo certo, com gente de qualidade, com uma organização e uma estrutura bem definidas, com princípios e métodos de treino muito bem estipulados e com pessoas competentes à frente da mesma. A escola não poderá nunca ser a entregue a um desleixo. Toda a gente terá responsabilidades dentro da estrutura para que, quando os pais vierem deixar os filhos nas nossas aulas, se sintam confortáveis e confiantes no trabalho que desenvolvemos. Queremos também perceber quais são as queixas deles até este momento e eliminar esses factores e os vícios negativos , transformando-os em aspectos positivos. Os pais podem dirigir-se à sede para efectuar as inscrições e qualquer dúvida, esclarecimento ou problema podem expor à funcionária do Clube que reencaminhará para mim, através de email ou telefone, e eu estarei pronto para esclarecer.

– O início da actividade está previsto acontecer quando?
As aulas estão previstas ter inicio no mês de Setembro. Estamos a tentar gerir mediante o calendário escolar. Se o ano lectivo iniciar na 2.ª quinzena, a actividade da escola arranca nesse período já com uma equipa de treinadores formada, dias/horários e escalões definidos.

Saiba tudo sobre a Escola de Futebol do Varzim – OS TARROTES, clicando aqui.

 

Comentários

The Latest

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Todos os Direitos Reservados © 2014 - Desenvolvido por Miguel Moleiro

Topo