História da Fundação do Varzim Sport Club
No desenrolar do ano 1914, a juventude poveira rendeu-se à modalidade desportiva que já havia despertado o interesse de um considerável número de agremiações nas principais cidades do país: o futebol.
Cedo, este novo desporto ganhou o seu espaço na Póvoa. Apaixonados pelo futebol e tomados por uma vontade desmesurada de o praticar, grupos de jovens poveiros, sobretudo estudantes, fundaram por iniciativa própria agremiações desportivas, nas quais assumiam quer a Direcção, quer a prática da modalidade.
O União Foot-Ball Club foi um dos primeiros clubes a surgir na Póvoa e das suas hostes provieram os fundadores do Varzim Foot-Ball Club, que desiludidos com o facto de não serem mais vezes titulares na equipa decidiram avançar com a criação de um novo Clube.
No dia 25 de Dezembro de 1915, nasceu aquela que é hoje a associação desportiva mais emblemática do concelho da Póvoa, sob a denominação Varzim Foot-Ball Club. O seu primeiro adversário foi, precisamente, o União Foot-Ball Club, tendo o Varzim vencido o jogo por 9-5. Para a história fica a constituição das equipas:
1.º Jogo do Varzim
Varzim Foot-Ball Club
David Correia, Américo Graça, Raúl Cardoso, Alfredo Calheiros, Faria Gajo, Manuel Marques, Jaime Soares, Carlos Braga, Torcado Ferreira, Armindo Graça e Taveira.
União Foot-Ball Club
Cícero, Caetano Terra, Ricardo, José Malhão, José Reina, Moisés Silva, Mateus Marques, Raul Marques, Neca David, António Cunha e Ivo Ferreira.
Árbitro: Fernando Flores Pinheiro
Mais tarde, em 25 de Março de 1916, em Assembleia-geral foi aprovada a fusão com o União Foot-Ball Club e adoptada a designação de Varzim Sport Club.
[one_half]
Estudantes fundadores do Varzim Foot-Ball Club
Dâmaso Constantino
Franklim Gonçalves Marinheiro
José Calafate Ribeiro
Manuel Mota
Raul Cardoso
Torcato Ferreira
[/one_half]
[one_half_last]
Fundadores do União Foot-Ball Club que contribuíram para a fusão
Alexandrino Fernandes da Silva
Álvaro de Barros Pereira
António Caetano Calafate
Manuel Agonia Frasco
Mateus Marques
Moisés Fernandes da Silva
[/one_half_last]
“…um dia os rapazes do Varzim hão-de ver coroados de bom êxito os seus esforços e então poderemos exclamar com orgulho aos indiferentes: – Eis a nossa obra!”» – Alípio Oliveira em A Póvoa Sportiva de 20 de Março de 1921