Fundação

História da Fundação do Varzim Sport Club

No desenrolar do ano 1914, a juventude poveira rendeu-se à modalidade desportiva que já havia despertado o interesse de um considerável número de agremiações nas principais cidades do país: o futebol.
Cedo, este novo desporto ganhou o seu espaço na Póvoa. Apaixonados pelo futebol e tomados por uma vontade desmesurada de o praticar, grupos de jovens poveiros, sobretudo estudantes, fundaram por iniciativa própria agremiações desportivas, nas quais assumiam quer a Direcção, quer a prática da modalidade.

O União Foot-Ball Club foi um dos primeiros clubes a surgir na Póvoa e das suas hostes provieram os fundadores do Varzim Foot-Ball Club, que desiludidos com o facto de não serem mais vezes titulares na equipa decidiram avançar com a criação de um novo Clube.

No dia 25 de Dezembro de 1915, nasceu aquela que é hoje a associação desportiva mais emblemática do concelho da Póvoa, sob a denominação Varzim Foot-Ball Club. O seu primeiro adversário foi, precisamente, o União Foot-Ball Club, tendo o Varzim vencido o jogo por 9-5. Para a história fica a constituição das equipas:

1.º Jogo do Varzim
Varzim Foot-Ball Club
David Correia, Américo Graça, Raúl Cardoso, Alfredo Calheiros, Faria Gajo, Manuel Marques, Jaime Soares, Carlos Braga, Torcado Ferreira, Armindo Graça e Taveira.

União Foot-Ball Club
Cícero, Caetano Terra, Ricardo, José Malhão, José Reina, Moisés Silva, Mateus Marques, Raul Marques, Neca David, António Cunha e Ivo Ferreira.

Árbitro: Fernando Flores Pinheiro

Mais tarde, em 25 de Março de 1916, em Assembleia-geral foi aprovada a fusão com o União Foot-Ball Club e adoptada a designação de Varzim Sport Club.

 

[one_half]

Estudantes fundadores do Varzim Foot-Ball Club


Américo Maio dos Santos Graça

Dâmaso Constantino

Franklim Gonçalves Marinheiro

José Calafate Ribeiro


Armindo Maio dos Santos Graça

Manuel Mota

Raul Cardoso

Torcato Ferreira

[/one_half]

[one_half_last]

Fundadores do União Foot-Ball Club que contribuíram para a fusão

Alexandrino Fernandes da Silva


Alípio da Silva Oliveira

Álvaro de Barros Pereira

António Caetano Calafate


José Martins Reina

Manuel Agonia Frasco

Mateus Marques


José Teixeira Malhão

Moisés Fernandes da Silva

[/one_half_last]
“…um dia os rapazes do Varzim hão-de ver coroados de bom êxito os seus esforços e então poderemos exclamar com orgulho aos indiferentes: – Eis a nossa obra!”»   – Alípio Oliveira em A Póvoa Sportiva de 20 de Março de 1921

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Todos os Direitos Reservados © 2015 - Desenvolvido por Miguel Moleiro

Topo